Fichamento do documentário sobre Michel Foucault visto em sala:
- Michel Foucault possui um pensamento transversal, em sua obra ele atravessa campos como: direito, sociologia, psicologia e filosofia.
- O eixo de pensamento de Foucault é o sujeito. E o sujeito está na educação para ser lapidado, educado, normatizado.
- Esquema da educação tradicional para Foucault:
Sujeito1—————>Educação———–>Sujeito2
(Sem altos e baixos, desconsiderando a interação com outras relações)
1. Fora da norma Normatização 2. Normatizado
1. Pedra Bruta Lapidação 2. Lapidado
- Para Foucault o sujeito é uma criação histórica e se existiram vários sujeitos, existiram varias educações.
- Foucault enfoca no saber; acredita que existe uma construção do conhecimento ao invés de um conhecimento já pronto.
- Cada momento histórico foi/é um saber possível.
- Não existe uma verdade universal, é também uma construção histórica
- A filosofia é dar vida aos pensamentos; a construção do conhecimento não está pronta.
- As verdades são impostas por quem está no poder. Verdades: Única, lógica e psicológica. O poder é uma instância produtiva que produz saber. Ambos estão intimamente ligados.
- Pratica de liberdade na educação tradicional não existe. A educação tem um objetivo externo, raramente tem como objetivo crescimento interno. Um exemplo seria o vestibular: os alunos do ensino médio se preocupam em estudar para entrar em uma universidade e não para entender melhor a si mesmos e ao mundo em que vivem.
- Cultivo de si é o princípio da liberdade.
- O objetivo do educador não é passar/mostrar algo que o aluno não conheça, agindo de forma mediática entre o conhecimento e o aluno, mas sim, levar o olhar destes estudantes para algo que até então eles não tinham olhado.
- Para Foucault o educador faz parte do processo educativo, a moral é a prescrição de normas e a ética é uma ação refletida em si mesmo, como uma estética da existência.
- Todas as relações humanas são relações de poder.
Para saber mais “Foucault e a educação” de Alfredo Veiga-Neto com uma breve introdução em http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21471.pdf
Por meio de uma análise histórica inovadora, o filósofo francês viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente
Para mais informações: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/critico-instituicao-escolar-423110.shtml
Hannah Gomes