Sobre o blog

BLOG : Espaço Reflexivo e de apresentação de visualidade e textos.

Este é um registro textual e visual  que funciona como um jornal reflexivo que documenta e armazena informações sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula e explora o seu engajamento posterior com os projetos de arte em desenvolvimento realizadas fora deste contexto. A produção deste objeto facilita a exploração pessoal e reflexiva e em  profundidade dos projetos em andamento e auxilia a experimentação e o pensamento de diferentes maneiras de se fazer registros como um meio eficaz para suas pesquisas visuais. O blog deve incluir entradas de textos/imagens desenvolvidas em sala de aula individualmente ou pelos grupos (serão divididos posteriormente) oferecer uma pequena reflexão sobre elas e uma resposta visual a elas. O aluno/a pode e deve explorar suas linguagens preferidas no blog em formato de livro, como pintura, fotografia, colagem, escultura, áudio, vídeo, etc. O blog tem e deve demonstrar o engajamento pessoal do aluno/a com o curso. Os 4 grupos terão que apresentar na sala de aula ao final de cada unidade do curso.

SEMINÁRIO : Teoria Queer e Visualidade : Interelações com a Educação.

Este seminário explora categorias do tropo Trans em gênero e sexualidade como sendo historicamente e culturalmente contingentes ao invés de expressões naturais ou de caráter privado e individual. Ele fornece os instrumentos para estudar e compreender as estruturas históricas e teóricas das representações visuais específicas de sexualidades e gêneros em relação aos discursos médicos, psicanalíticos, filosóficos e populares estabelecidos. A partir do recentes estudos e proposições em gênero e sexualidade principalmente da teoria queer, mas também dos estudos feministas, e dos estudos da representação e recepção visual.

Este programa pretende discutir, sobretudo, a sexualidade e gênero como temas cruciais no cotidiano da produção cultural visual contemporânea e suas implicações para a educação. De modo específico pretende-se ampliar o conhecimento acerca das representações de gênero e sexualidade na cultura visual; estudar a teoria queer e pedagogia queer, analisar o discurso da cultura visual na construção da identidade de gênero e sexualidade; analisar como a Educação da Cultura Visual, em geral, enfatiza questões de gênero e sexualidade; e investigar como o currículo do Ensino Médio em artes visuais, particularmente, pode ser estruturado para vivenciar as questões de gênero e sexualidade  nos seu cotidiano. O seminário define as complexas relações da sexualidade e gênero e analisa suas representações principalmente em textos fílmicos mas também em textos fotográficos, publicitários e de artes visuais. O curso examina exclusivamente representações do corpo humano explorando as diferentes formas e taxonomias do corpo trans: cross-dresser, drag king, drag queen, intersexo, travestis, cyborg, entre outros.

Além disso possibilita a análise de influentes textos relacionados ao estudo do gênero e sexualidade examinando em detalhes como a representação visual destas modalidades impactam a construção de identidades. Os textos estudados expõem os aluno/as a uma variedade de aproximações teóricas e críticas usadas para interpretar textos da cultura visual e da arte/educação contemporânea.

Se o seminário  oferece o conhecimento básico de estudos feministas e teoria queer, o seu objetivo final é o de ampliar os estudos de representação queer na cultura visual repensando as estruturas convencionais utilizadas para analisar o sexo, gênero e sexualidade e em construir novos questionamentos sobre estes vários fenômenos e seus relacionamentos. Espera-se que os aluno/as ao final do curso sejam capazes de compreender e valorar as diferentes leituras possíveis do corpo transgênero/sexual presentes na cultura visual contemporânea. Assim como compreenderem como as relações do olhar produzidas pelas representações de transgêneros e sexualidades pela pintura, fotografia, filme, animação, publicidade, vídeo e outras medias refletem e formam o modo como definimos identidade e interagimos com elas socialmente.  Ao mesmo tempo,  analisaremos os afetos e efeitos destas definições e representações para uma Educação da Cultura Visual.

Professor Dr. Belidson Dias

Professora Mestra Carla Barreto

Pasta: Multiuso 13 (Textos suplementares 13.2 e 13.3)

3 respostas para Sobre o blog

  1. Andressa Proença Rosa disse:

    No final do semestre passado, estudando uma matéria de currículo, conhecimento e cultura, vim a conhecer a teoria queer e me interessei muito! Empolgada, fiz um trabalho para apresentar a teoria para minha sala, e aqui no site, encontrei uma foto de uma tela, uma arte queer (acredito que denominada “sobremesa”) que gostei bastante, e também apresentei para a turma em sala. Contudo, não anotei o nome do artista, do pintor, e tenho procurado feito doida, mas não estou conseguindo encontrar mais a foto da tela. Alguém poderia me ajudar? (É uma pintura excêntrica, onde um casal nu está sentado em uma mesa, em cadeiras vermelhas, sobre um chão xadrês, um de frente para o outro, beijando-se, enquanto a mulher segura duas cerejas com as pontas dos dedos, sendo observada por um cozinheiro estranho e outros seres…)
    Att
    Andressa Proença

    • Lincoln Boás de Oliveira disse:

      Olá! Eu sei qual o quadro ao qual se refere. O nome do artista é Michael Hussar, o nome do quadro é Dessert (sobremesa).

  2. Johnny disse:

    parabens pelo blog, muito bom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s