Pesquisa escolar – CEAN

Fizemos uma pequena entrevista com os alunos do CEAN do período matutino, no momento em que a aula acabara. Mostramos uma imagem de forte conotação sexual (Paisagem XX, HR Giger, 1973, acrílico sobre papel/madeira, 70x100cm) e perguntamos:

1) o que eles pensavam a respeito dela.

2) o que eles pensariam se essa imagem fosse apresentada em sala de aula.

A imagem, e a seguir as respostas.

Um deles respondeu: – “Lombra!”

Outros tiveram respostas mais elaboradas: – “Gosto de coisas abstratas, elas dão mais possibilidades de interpretação”.

Outros, -“Daria uma boa tatuagem”. -“obscena!”. –“Pornográfica!”. A partir dessas respostas, fizemos a segunda pergunta, um deles disse: -“Normal, mas muita gente ficaria chocada. Acho que o professor não deixaria”.

Muitos deles se demonstraram preocupados em relação ao fato de que outros alunos poderiam ficar chocados, por terem visões mais conservadoras e não gostarem de discutir questões de sexualidade. Isso provavelmente tornaria muito difícil o professor levar esse tipo de imagem para ser debatida em sala.

Outro deles respondeu algo bem interessante com as perguntas que foram feitas. Quando perguntamos o que ela pensava sobre a imagem, disse: -“Obscena, feia, não gosto!”.

Mas quando fizemos a segunda pergunta: – “Ah sim, mas no contexto do ensino tudo bem. Acharia diferente.” O que me chamou a atenção nessa resposta é que, para o aluno pareceu que a imagem em si era repugnante e obscena, mas no contexto do ensino ela tomaria um outro viés, já que teria uma finalidade diferente na sala de aula do que teria se fosse vista em outro contexto, por exemplo entre amigos. Nesse meio, ela seria tratada de uma forma banal e por isso, sem importância. O que essa experiência nos levou a concluir que o valor da imagem tem importância para os alunos dependendo da forma como ela é abordada, e em que situação de análise ela se encontra. Ou seja, o que faz a imagem é o seu contexto de análise.

Por Lucas M. Sampaio e Tainá Soares

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s