Era uma Vez um Casal diferente….

 
Por: Laureane de Paiva Sutir
 
Era uma vez um casal diferente… , se baseia nas vivências de Lúcia Facco como educadora e mãe, de munir os professores e os pais, para abordar a diversidade sexual , e com isso surge esse trabalho literário.  Que se tornou capaz não só de abordar, mas outros temas como a discriminação de classe social.
 
“A literatura, por ser uma arte, tem a capacidade de fazer que o leitor se liberte de um mundo de convenções, levando-o a um mundo interno de imaginação e criatividade. Desvencilhar-se de pensamentos engessados e preconceitos faz parte do processo de libertação”, afirma a autora, que é doutora em Literatura Comparada. Segundo ela, já existem livros que tratam as questões do preconceito. “Livros que abordem diretamente o preconceito contra orientação sexual desviante, aliados a uma proposta concreta de trabalho com crianças e jovens, podem reduzir a homofobia na escola e, consequentemente, na sociedade em geral”, Lúcia Facco
  
Outro ponto relacionado a este livro e o caderno de atividades elaborado por Terezinha Nazar, para os educadores que ainda se sentem ressentidos de trabalharem com as questões de sexualidade, e para que ocorra uma maior pesquisa desta temática por parte dos educadores.
 
Esta obra e o resultado da tese de Doutorado, feito após  uma pesquisa profunda , e um forte embasamento teórico, que trás depoimentos pessoais,  e os principais aspectos que devem ser considerados na abordagem literária dirigida aos jovens e crianças. Os capítulos tratam de temas como: “Preconceito e discriminação: práticas sociais concretas”; “A invisibilidade do homossexual”; “O currículo acomodado (?)”; “Ações inclusivas”. A autora também apresenta uma vasta pesquisa bibliográfica e de filmografia de referência para fundamentar os ensinamentos sugeridos.
 
A autora:
Lúcia Facco, graduada em Letras (Português-Francês), especialista e mestre em Literatura Brasileira, doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), crítica literária e escritora. Tem várias publicações técnico-científicas, além de livros de ficção. A preocupação com a violência que permeia as relações entre “diferentes” está presente em seus textos acadêmicos e em sua literatura, mas de uma maneira calma, que tranquiliza os seus leitores e lhes transmite a confiança em um mundo mais pacífico. Mora com sua família “diferente” e seus bichos no Rio de Janeiro, no charmoso bairro de Santa Teresa, onde tece historias e reflexões.
Esse post foi publicado em Queer, Queer Theory e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Era uma Vez um Casal diferente….

  1. Tauana Macedo disse:

    Laureane, bacana saber sobre o livro.
    só queria fazer dois comentários: primeiro, no final do primeiro parágrafo você usou a palavra homossexualismo, que está relacionada a idéia de doença, da época em que se achava que a AIDS só atacava pessoas gays, etc.. Usar essa palavra (eu acredito) é se posicionar a favor dessa crença, mesmo que sem-querer. A palavra homossexualidade já não possui esse significado e talvez seja mais apropriada nesse texto, não?
    a segunda coisa é que vc diz que o livro ajuda pais e professores a “abordar a diversidade sexual de forma correta”… e qual seria a forma correta? existe uma?
    abraço,
    Tauana

  2. culturavisualqueer3 disse:

    Acho que poderíamos pensar a partir de outra perspectiva. Não creio numa maneira “mais correta” de lidar com o tema. Até como já foi comentado em sala de aula, não existe um manual de como trabalhar esse tema na escola. Acredito numa proposta de educação inclusiva e não-homofóbica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s