The KISS de BANKSY

O grafite é uma cultura no qual é muito questionada como uma forma de arte, mas que já está completamente inserido e enraizado no campo da arte. Ele ao mesmo tempo questiona e faz parte deste campo.

Banksy é um dos artista de rua mais conhecidos do mundo atulamente. O artista inglês que trabalha quase sempre com stencils é um ativista que através de suas pequenas intervenções gera grandes repercussões. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Suas obras, incialmente consideradas como vandalismo atigiram um valor inestimável, algumas atingindo preços altíssimos em leilão.

O valor imobiliário de um pub abandonado em Liverpool, Inglaterra dobrou por causa da pintura de Banksy.

Uma casa que contém uma de suas obras no muro foi vendida como obra arte e a casa foi considerada apenas um agregado a obra.

Bansky também questionou as instituições artísticas ao pendurar algumas de suas obras ilegalmente em grandes museus. Às vezes passavam-se dias antes das obras serem notadas e retiradas.

Uma de suas obra bastante polêmica é o beijo dos dois policiais britânicos que se encontra na cidade de Brighton, Inglaterra. A cidade abriga uma grande comunidade queer e tem uma das maiores Free Pride Parade (gay parade) na Inglaterra. Banksy traz a tona a problemática questão da homsexualidade das instiuições oficiais.

Esta obra  inspirou dois artistas russos, conhecidos pelo nome de Blue Nose, a criarem esta foto nomeada Kissing Policemen. A imagem de dois policiais russos se beijando foi considerada imprópria pelo Ministro da Cultura Russo, Alexander Sokolov na época e foi proibida por ele na exibição de arte contemporânea russa que aconteceu em outubro de 2007 em Paris, com o argumento que ela traria vergonha para o povo russo. Mas uma vez o estado tenta regular a cultura. Os artista argumentaram que a intenção não era de provocar mas sim de fazer uma homenagem a obra de Banksy.

Enfim, Banksy é um artista que continua produzindo e que vale a pena procurar.

Post por Renato Perotto Machado

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s