Cidade Queer

“A cidade é um espaço privilegiado para a leitura não-verbal. Porém a didática da sua leitura é uma anti-didática, na medida em que nada tem para ensinar e tudo para descobrir” (Lucrecia D’Aléssio Ferrara, Ver a Cidade)

As imagens apresentadas neste post fazem parte de um ensaio de fotos que venho desenvolvendo desde 2003 sobre intervenções urbanas (grafite, pixação, sticker, stencil, bombs, frases e desenhos) imprimidas no espaço urbano.

Num universo com cerca de quase duas mil fotos, fui buscar o que havia de gênero, sexualidade, presença e representação feminina nas imagens e me espantei ao perceber que havia pouquíssimo material sobre o assunto e por isso apresento apenas 26 imagens num total de quase duas mil fotos. Acredito que isso seja uma conseqüência da história da não-presença das mulheres nas artes. Ou pelo menos enquanto pessoas que vão produzir essas representações no urbano.

A importância da Cultura Visual aparece nas possibilidades de estudar os possíveis papéis sociais que podem ser atribuídos à essas imagens, o papel das representações visuais e a (in)existência de temas como gênero, sexualidade e representação feminina no espaço urbano.

Assim como o corpo, a cidade também pode ser um local bastante rico para pensar as experiências diárias do visual e os bastidores do processo de construção das imagens. É importante ressaltar que as intervenções urbanas também podem ser pensadas como um discurso não oficial da cidade na medida em que serve como espaço de reivindicações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alexandra Martins

Esse post foi publicado em Visual Culture e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cidade Queer

  1. Pingback: Relatos de um Corpo que se torna Cidade ou Quando a Cidade é desvendada pelo Corpo | Cultura Visual Queer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s