Ana Mendieta (1948 – 1985)

“No momento em que as mulheres usam seu próprio corpo na arte, estão usando na verdade o seu próprio ser, fator psicológico da maior relevância, pois assim convertem o seu rosto e o seu corpo de objeto a sujeito”
Lucy Lippard

Da série Siluetas

Ana Mendieta foi uma artista plástica cubana-norte americana que obteve reconhecimento através de fotografias, vídeos, performances, body art e principalmente de esculturas earth-body. A artista nasceu em Havana, Cuba, mas aos doze anos mudou-se para os EUA, juntamente com sua irmã Raquelín, devido sua família ter com o governo cubano divergências políticas.

Mendieta graduou-se em Belas Arte pela University of Iowa e por volta dos anos 70 travou contato direto com o movimento feminista. Para ela o grande campo de experimentação da incontrolável explosão artística se constituía em seu próprio corpo. Através dele, Mendieta poderia unir sua cultura de raiz à sua cultura por destino, aproximando-se de sua real identidade.

“Estou entre duas culturas.” Ana Mendieta

Da série Siluetas

Em seu trabalho mais famoso, intitulado de Silueta, feito em Iowa e no México durante os anos de 1973 e 1980, a artista atua em mais de cem obras marcando sua silhueta em diversos tipos de solos, como: terra batida, lama, areia, chão gramado, solo rochoso, vegetação rasteira e inclusive, em água. Também utilizou o fogo como mais um elemento para delimitar essa silhueta que compunha suas obras: preencheu os limites de seu corpo com pólvora e ateou fogo. Muitos dos que filmaram conseguiram registrar aquela silhueta pegando fogo e as cinzas que restaram daquele corpo.

Outro tema bastante recorrente na obra de Ana Mendieta fora a violência sexual contra o corpo feminino, o que a fez, muitas vezes, apelar para o choque na representação de abusos sexuais, por exemplo.

Da série Siluetas

Mariana Carvalho.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s