Curso de Capacitação para professor@s: enfrentando a homofobia e o sexismo nas escolas

O Projeto Vidas Plurais: enfrentando a homofobia e o sexismo nas escolas é um dos projetos nacionalmente selecionados pela Secad/MEC para capacitar profissionais da educação para o enfrentamento do sexismo e da homofobia nas escolas.

O problema persistente do sexismo e da homofobia na sociedade, inclusive nas escolas, reafirma discriminações e violências muitas vezes invisibilizadas, limitando, quando não violando direitos. A pesquisa Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil: Intolerância e Respeito às diferenças sexuais (2009), apresenta uma listagem de agentes discriminatórios em situações de homofobia; tal lista é encabeçada por instituições que sugeririam acolhimento e segurança: a família aparece em primeiro lugar, seguida de perto pela a escola. Já a pesquisa local Revelando Tramas, Descobrindo Segredos: Violência e Convivência na Escola (2009) aponta não apenas para a força com que a homofobia aparece nas escolas do DF – com implicação de humilhação e segregação do convívio escolar, e impacto decisivo no sucesso ou fracasso escolar de pessoas LGBT – mas também para a banalização da violência contra a população LGBT: mesmo quando há reconhecimento da existência de preconceito, ele não é visto como um grave problema.

Foi refletindo sobre essas violações que o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade de Brasília – NEDIG/UnB respondeu ao edital público da Secad/MEC, 2009, e apresentou o Projeto Vidas Plurais: enfrentando o sexismo e a homofobia nas escolas. Fomos contemplados e estamos divulgando, neste momento, o curso de formação, gratuito, para todas e todos as/os profissionais da educação do DF.

O curso conta com o apoio da EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF. Serão oferecidas 350 vagas neste semestre, distribuídas em pelo menos 4 pólos: UnB, EAPE, Ceilândia e Riacho Fundo (entre contato para mais informações!)

As inscrições começam no dia 28 de junho e deverão ser feitas por telefone (9926-5515 ou 8505-3595) ou pelo email do projeto projetovidasplurais@gmail.com (formulário de inscrição em anexo)
Maiores informações no blog www.vidasplurais.wordpress.com


projeto vidas plurais
NEDIG/CEAM/UNB

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Curso de Capacitação para professor@s: enfrentando a homofobia e o sexismo nas escolas

  1. vivalavulva disse:

    que massa! pena ter visto só agora, que as inscrições passaram.
    também com a temática da homofobia na escola tem um livro chamado “Homofobia e educação: um desafio ao silêncio” organizado por Tatiana Lionço e Débora Diniz e promovido pela ONG Anis.
    http://www.anis.org.br/letras_livres/Detalhes.cfm?IdLivro=41
    O livro é de distribuição gratuita e pode ser apanhado na sede da Anis
    acho que vale a pena!
    também pela Anis foi publicado o livro “Laicidade e o ensino religioso no Brasil”, que também parece ser muito bacana!
    abraço!

  2. Regina disse:

    as inscrições ainda estçao abertas.
    fiz a minha ontem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s